PUBLICAÇÕES - LIVROS

LIVRO - RESTAURAÇÃO DENTOALVEOLAR IMEDIATA

LIVRO - RESTAURAÇÃO DENTOALVEOLAR IMEDIATA

› Data: 01/11/2010

A reposição unitária em regiões estéticas tem sido uma das indicações mais comuns para a Implantodontia atual. Dentes condenados são removidos de forma minimamente traumática e imediatamente substituídos por uma coroa provisória implantossuportada, com excelentes resultados estéticos, funcionais e biológicos.

Na presença de alvéolos comprometidos por perdas ósseas e/ou recessões gengivais, porém, há uma mudança significativa no quadro clínico. Em casos como esses, as práticas  clínicas realizadas até hoje estavam centradas em técnicas que requeriam tempo de tratamento relativamente prolongado e podiam produzir alterações indesejáveis na arquitetura tecidual.

A Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI) é uma técnica que amplia a indicação da carga imediata em dentes individuais. Por seu intermédio, perdas teciduais de pequeno, médio e grande portes são reconstruídas no mesmo ato cirúrgico da instalação do implante e confecção da coroa provisória, reduzindo o número de intervenções e aumentando a previsibilidade estética.

Este livro aborda temas relacionados à técnica - tais como a carga imediata, a tuberosidade maxilar, como área doadora de enxertos, e a anatomia correta da coroa provisória, como fator essencial para a manutenção do perfil de emergência. O protocolo da RDI, que preconiza procedimentos pouco invasivos, sem elevação de retalhos, é apresentado como uma possibilidade concreta e reproduzível. O passo a passo da técnica é explicado e exemplificado através de casos clínicos com diferentes graus de complexidade, os quais possuem evidências clínicas, radiográficas e tomográficas de seus resultados.

AUTOR:
JOSÉ CARLOS MARTINS DA ROSA

CO-AUTORES:
ARIÁDENE CRISTINA PÉRTILE DE OLIVEIRA ROSA
CARLA MONICA ZARDO
DARCYMAR MARTINS DA ROSA
DARIO ADOLFI
LUIGI CANULLO
LUIS ANTÔNIO VIOLIN DIAS PEREIRA
MARCOS ALEXANDRE FADANELLI